quarta-feira, 12 de junho de 2013


Depoimento de Gilsimar Domingues da Paz    

Foi Durante a faculdade que comecei a sanar muitas dificuldades em matemática. Pois era só pensar em números já entrava em desespero. Quando comecei a lecionar em uma escola estadual do ensino fundamental me lembro de que foi ai que percebi que através da leitura poderia sanar as tais dificuldades. Contanto que a leitura faria com que meus alunos compreendessem a matemática, pois matemática e leitura se tornou um conjunto e um era dependente do outro. Então eu usava o cotidiano dos alunos colocando em pauta como eles agiriam em tal situação problemática e fazia com que eles achassem o resultado de cada tarefa através das experiências deles. Até me lembro de que em certa época montei uma espécie de mercadinho no fundo da sala onde os alunos resolviam os problemas como se tivessem vivendo a tal experiência de ir ao mercado com um tanto de dinheiro, quanto sobraria, quanto item daria, contando que cada aluno recebia uma quantia. Fui então me encontrando e os alunos passaram a aceitar que a importância da leitura é sem igual para a resolução entendimento e compreensão da matemática. Hoje em dia sou um professor que antes de ensinar algo aos alunos leio muito sobre o assunto para poder despertar o interesse dos mesmos e tirar todas as duvidas possíveis pra que não tenham a mesma dificuldade que tive durante os meus estudos. Um projeto adotado pela escola que leciono e acho muito importante e vou compartilhar com todos é que a cada dia da semana é trabalhado independente da matéria um gênero textual trazendo a leitura pra dentro da sala de aula seja qual for à disciplina e foi percebido que os alunos acabaram por pegar gosto pela leitura, tanto que até alguns trazem textos para nos perguntar que o gênero de texto! Essa experiência está sendo muito importante pra mim, pois a leitura está auxiliando até mesmo na escrita de meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário