quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimento



          O blog matemática criação de Deus. Foi criado a princípio com o intuito de abrir um espaço para falar das experiências vividas com a leitura e escrita. Quando percebi, estava a falar da minha experiência com Deus. Então, aproveitei este espaço para que fãs da matemática que assim como eu, acreditam que nada aconteceu por acaso, mas que foi criado e construído da maneira mais perfeita possam expor suas ideias e dar depoimentos, para que outros possam usar esta ferramenta, tendo ciência de quão valiosa ela é.
          Meu primeiro contato com a escrita e leitura, foi logo cedo, um pouco traumático posso dizer. Quando tinha por volta de 4 anos de idade, minha irmã que ingressava na escola primária, minha companheira, amiga de brincadeira, partia para iniciar seu primeiro contato com a escola. Eu, que me senti abandonada quiz estar lá e vivenciar as mesmas experiências, fui matriculada na pré escola, apenas como acompanhante, pois não tinha idade para estar lá naquele momento.  Enfim, no começo tudo era uma brincadeira, queria estar lá por ela, e digo que pouco aprendi. Quando em idade de ser alfabetizada apresentei grandes dificuldades, mas mesmo assim ingressei nas séries iniciais. Logo na 1ªsérie, passei por uma situação que me marcou, fui trocada de classe, não só eu, mas alguns alunos que a professora rotulou como "atrasados". Este foi o marco. Não queria mais ir a escola, esta situação me marcou por 3 anos, quando conheci a bela professora Maria da Cruz, lembro-me dela como se fosse hoje, era uma pessoa calma, usava um óculos que chamava muito atenção. Não me lembro de um grito sequer que tenha dado em sala de aula, mas lembro-me como ressuscitou em mim, a vontade de estudar, de aprender. A cada dia, fui marcada por novas realizações, conheci outros professores, que posso chamar de mestres, que afloraram em mim talentos que foram desenvolvidos durante toda minha vida. Colecionei apartir de então, muitos elogios e palavras amorosas. Cresci na minha vida acadêmica. Me tornei uma boa aluna, estava sempre entre os melhores da classe.
          Hoje sei a importância que o professor tem na vida de seu aluno. Podemos marcá-los de forma positiva ou não. A professora Maria da Cruz, foi minha salvação, gostei tanto de saber ler e escrever, que em certa época de minha vida, colecionava folhetos da missa. Me apaixonei pelas histórias que li na Bíblia.   Fui moldada apartir de então, por cada leitura, cada parábola. E daí não parei mais.

7 comentários:

  1. sim, mas cadê as práticas de tudo isso em sala de aula, teorias mas como plicá-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época, lembro que esta professora fez uma trabalho na classe, onde os alunos sentavam-se em duplas, um ajudando o outro. Deu muito certo. Eu sou um exemplo disso.

      Excluir
    2. É verdade hoje a coletividade e os trabalhos em grupo tem ajudado muito para o desenvolvimento da leitura e escrita pois os alunos acabam por compartilhar suas experiências e usa-las em sala de aula.
      Eu particularmente uso muito essa forma de ensino

      Excluir
  2. Por GILSIMAR DOMINGUES DA PAZ TURMA 156 GRUPO 3

    Tenho algumas experiências muito importantes...
    Eu tinha muita dificuldades com leitura e escrita e hoje agradeço muito as minhas experiências por ter tanto apego pela leitura, antes eu tinha um grande problema em dissertar em ler mas descobri o prazer que a leitura pode trazer pra mim e para os meus alunos...Foi lendo que tudo foi se encaixando atraves da leitura comecei a dissertar melhor, ter argumentos para interagir com os meus alunos...
    Tanto que hoje eu procuro sempre antes das minhas aulas ler sobre a materia que irei dar para poder tirar todas as duvidas dos meus alunos.
    Sinto que em sala de aula alguns alunos tem vergonha de ler e escrever e expor seus trabalhos aos colegas por medo receio de não estarem fazendo o correto.
    Eu me sentia exatamente assim com essa insegurança e foi atraves da pratica que fui me aperfeiçoando e é por isso que procuro trabalhar com os meus alunos este ponto, sempre comento com eles a importância da participação em trabalhos coletivos e a importância disso no seu cotidiano.
    Minha esposa em uma conversa sobre este assunto me relatou uma experiência vivida quando aluna onde foi trabalhado a competência escrita e leitora.
    Sua professora de Língua portuguesa em conjunto com outros professores montou grupos onde cada grupo criaria um livro com poesias e historias criadas pelos proprios alunos, esse projeto durou cerca de 3 meses e cada grupo apresentava os seus textos à professora toda semana...
    No fim do projeto cada um do grupo iria ler o seu poema ou historias preferidas em uma espécie de SARAU onde surgiram rimas com temas de diversas disciplinas...Com temas como:Meio Ambiente,A importância da Matemática, e até rimas com tabuada.
    Isso provavelmente estarei desenvolvendo no próximo Semestre pois achei muito interessante trabalhar a Escrita a leitura e ainda fazer com que os alunos compartilhem suas criações e também o fato de lerem para os colegas faz com que eles não tenham medo da leitura.

    ResponderExcluir
  3. Foi Durante a faculdade que comecei a sanar muitas dificuldades em matematica.Pois era só pensar em numeros já entrava em desespero.Quando comecei a lecionar em uma escola estadual do ensino fundamental me lembro que foi ai que percebi que atravez da leitura poderia sanar as tais dificuldades.Contanto que a leitura faria com que meus alunos compreendessem a matematica pois matematica e leitura se tornou um conjunto e um era dependente do outro...Então eu usava o cotidiano dos alunos colocando em pauta como eles agiriam em tal situação problematica e fazia com que eles achassem o resultado de cada tarefa atravez das experiências deles....Até me lembro que em certa epoca montei uma espécie de mercadinho no fundo da sala onde os alunos resolviam os problemas como se tivessem vivendo a tal experiência de ir ao mercado com um tanto de dinheiro, quanto sobraria, quantos itens daria, contando que cada aluno recebia uma quantia.Fui entao me encontrando e os alunos passaram a aceitar que a importancia da leitura é sem igual para a resolução entendimento e compreensão da matematica.Hoje em dia sou um professor que antes de ensinar algo aos alunos leio muito sobre o assunto para poder despertar o interesse dos mesmos e tirar todas as duvidas possiveis pra que não tenham a mesma dificuldade que tive durante os meus estudos. Um projeto adotado pela escola que leciono e acho muito importante e vou compartilhar com todos é que a cada dia da semana é trabalhado independente da matéria um gênero textual trazendo a leitura pra dentro da sala de aula seja qual for a disciplina e foi percebido que os alunos acabaram por pegar gosto pela leitura, tanto que até alguns trazem textos para nos perguntar quel o gênero de texto!Essa experiência está sendo muito importante pra mim pois a leitura está auxiliando até mesmo na escrita de meus alunos

    ResponderExcluir
  4. Por não ter a senha estou colocando nos comentários ao inves de post

    ResponderExcluir
  5. Minha infância muito complicada não fez com que eu tivesse muito interesse por ler, eu como eu sou o caçila as vezes pegava para ler alguns livros da minha irmã mais velha e quando eu era ainda mais novo minha irmã lia histórias de alguns livros que trazia da escola.
    Eu tive contato contato com a leitura cedo mas atraves de minha irmã não que eu gostasse de ler.
    Confesso que em sala de aula odiava ler, pois tinha vergonha dos meus colegas, na verdade tinha uma certa insegurança em relação a isso.
    Eu tive uma experiência concreta mesmo por causa da necessidade na passagem do ensino médio para o ensino superior pois meu curso exigia muita leitura.
    Hoje eu sei que essa deficiência na infancia fez e faz muita diferença para mim pois a minha escrita tambem passou a melhorar com uma leitura feita regularmente, melhorei até mesmo as redações as dissertações e tambem me ajudou a expressar melhor minha opinião pois tinha muita dificuldade em tudo isso na época...Outra coisa bem interessante foi que com a leitura regular eu passei a procurar o significado das palavras ainda desconhecidas por mim...
    Por isso hoje eu trabalho muito esses aspectos com meus alunos a leitura a escrita uma coisa que faço sempre é levar sempre o dicionário para a sala de aula para que os alunos consulte sempre as palavras que eles desconhecem ou não sabem o significado, porque eu sei o quanto é ruim ler uma palavra e não saber o significado da mesma

    ResponderExcluir